sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Estudantes protagonizam espetáculo teatral sobre racismo e bullying

GOVERNO DA BAHIA

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (CEEP), localizado no bairro Caixa D’Água, em Salvador, apresentaram, nesta segunda-feira (31), nos três turnos, o espetáculo teatral “Racismo, Bullying e outros bichos”. A peça foi criada a partir da realização da III Oficina de Teatro do Anísio Teixeira, na qual os alunos de diferentes cursos aprendem técnicas de expressão corporal, voz, improvisação e interpretação. Em breve, o espetáculo também será apresentado em outras unidades de ensino da rede estadual.
 
De acordo com o professor e diretor do espetáculo, Adson Brito do Velho, a peça foi construída coletivamente pelos dez alunos envolvidos no projeto. Eles pesquisaram sobre assuntos como homofobia, Lei Maria da Penha, racismo, intolerância religiosa e as Três Peneiras, de Sócrates, que são os temas abordados nos quatro esquetes da apresentação.
 
“Acredito que a Arte, como um todo, tem um papel fundamental no processo de humanização dos alunos e do ambiente escolar. A resposta vem deles próprios ao afirmarem que estão mais motivados nos estudos e enxergando a vida com um novo olhar”, destaca o educador.
 
O estudante Admilson Vieira, 21, do curso técnico em Segurança do Trabalho, diz que participar do projeto o fez perder a timidez e a se interessar mais pelas aulas do seu curso. “Passei a gostar ainda mais de teatro depois que entrei a na oficina. Além disso, está enriquecendo meus conhecimentos”, revela.
 
Para Amanda da Cruz, 16, que faz o curso técnico em Enfermagem, a discussão dos temas na peça é muito importante. “Apresentamos cenas daquilo que acontece na nossa sociedade e o espetáculo nos leva a uma reflexão sobre cidadania e respeito às diferenças”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário