terça-feira, 8 de agosto de 2017

Estudantes do Olímpia Bittencourt se formam no Proerd

A ação foi com os alunos do 5º ano do ensino fundamental
07/08/2017  15:28
A ação foi com os alunos do 5º ano do ensino fundamental (Foto: Eugênio Barreto)
Alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Olímpia Bittencourt, localizado no Santos Dumont, em Aracaju, concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A entrega do certificado aconteceu na tarde da última sexta-feira, 04, com as presenças de alunos, pais, professores, comunidade e representantes da PM.
Durante a solenidade, a direção da escola e o instrutor do curso, sargento Martin, apresentaram dois alunos que se destacaram na redação que fizeram, cujo tema foi “O que aprendi com o Proerd”. Raquel Lima Alves, 10 anos, e Luany Vitória, 10 anos, receberam um brinde especial.
“Estou muito feliz por ter participado desse importante curso da Polícia Militar. Aprendemos muitas coisas, como por exemplo, a não praticar nenhum tipo de violência, a respeitar as pessoas e a evitar qualquer tipo de drogas”, disse a aluna Raquel.
Tímida, Luany Vitória, evitou fazer qualquer declaração, mas a professora dela, Yolanda Alves, ressaltou as qualidades da aluna. “Essa garota sempre foi uma aluna brilhante, comportada e muito inteligente, por isso merece todas as homenagens”, disse.
Expectativa
A diretora do Olímpia Bittencout, professora Angélica Jesus de Santana, agradeceu o apoio que recebeu da Polícia Militar, dos alunos, pais, professores, servidores e a comunidade do Santos Dumont. “Essa semana vivi uma expectativa muito grande com a aproximação dessa solenidade. Lembrei até do dia da minha formatura na faculdade. Todos nós estamos de parabéns por levar essa mensagem linda para essas crianças maravilhosas”, disse a diretora.
Mascote
Além das duas alunas que se destacaram na redação, as professoras Ana Paula e Célia Naroni, também foram homenageadas durante a solenidade de conclusão do curso do Proerd.
E para a surpresa geral de todos, no meio do evento, o “Leão”, mascote do programa da PM, entrou no recinto e fez a alegria das crianças. Juntos, mascote e alunos do Olímpia Bittencourt dançaram e cantaram a música institucional do Proerd.
Proteção
“Sendo uma atividade educacional preventiva, o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura”, ressalta o instrutor da PM, sargento Martin.
O sargento Martin, durante dez semanas, esteve com os alunos do Olímpia Bittencourt passando informações e conhecimentos sobre a cidadania. “Durante esse tempo abordamos vários temas, como por exemplo, evitar tipos de violência, drogas e álcool, o bullying, trabalhando sempre no fator emocional da criança, além do autoconhecimento, a autocritica, o respeito a empatia, a boa comunicação e a saber se comportar na pressão de grupos”, explicou.
Histórico
Com base em um programa norte-americano que norteia suas atividades com um esforço cooperativo entre a Escola, Polícia e Família, a PMSE implantou em 2000, o Proerd com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes.
Atualmente, o núcleo de atendimento do Proerd está localizado no Quartel do Comando Geral (QCG), situado no Centro de Aracaju.
Missão
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.

Fonte: SEED

Nenhum comentário:

Postar um comentário