quarta-feira, 5 de julho de 2017

Semed quer incentivar os alunos a debater opiniões no ambiente escolar

A CRÍTICA

Para isso, a proposta é criar grêmios estudantis para não apenas discutirem melhorias para sua unidade, mas também levar debates sobre o combate ao uso de drogas, a violência escolar, álcool e ao bullying

Incentivar os alunos a discutir ideias e debater opiniões dentro do ambiente escolar é a proposta que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas de Juventude querem levar para as unidades da Rede Municipal, através da criação de grêmios estudantis.
O objetivo é incentivar os alunos a discutirem melhorias para sua unidade e comunidade escolar, oferecendo também sugestões para outras secretarias. A proposta também é levar para esses grêmios, debates sobre o combate ao uso de drogas, a violência escolar, álcool e ao bullying.
Durante reunião na Semed, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ilza Mateus e do subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira, ficou estabelecido a implantação de 11 grêmios estudantis este ano.
Também participaram da reunião, diretores e coordenadores de unidades escolares participantes do projeto “Levanta Juventude Reviva Juventude – Grêmio Estudantil.
A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus destacou a importância de motivar a criação dos grêmios e a parceria entre as duas pastas. Ela ainda explicou que o estatuto dos grêmios deve ser elaborado pela Semed, com o apoio da Subsecretaria da Juventude.
“Todo apoio será bem vindo. O importante é mobilizar os alunos para que eles vejam nos grêmios um canal para debater assuntos pertinentes a realidade deles”, disse.
Para a diretora da Escola Municipal Nerone Maiolino a criação de grêmios é uma ideia antiga, que deve ser colocada em prática novamente.
“Eu venho de uma geração que já contava com o grêmio nas escolas. Se ele for bem estruturado e tiver uma boa condução, só ajuda e melhora o funcionamento da escola”, destacou..
O subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira acredita que os grêmios são uma ferramenta para formação de pessoas.
“É por meio dessa iniciativa que nós estamos fomentando uma nova geração de líderes, que poderão contribuir com a melhora da sociedade. Isso só vai ser possível se nos preocuparmos com a formação de novos lideres, enfatizou”.
De acordo com Maicon as eleições para compor as diretorias dos grêmios deverão acontecer em agosto e as posses no final do mesmo mês. Os trabalhos dos grêmios serão acompanhados pela Semed e pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude através de calendários de atividades. Poderão participar do grêmio estudantes de 12 a 17 anos.
A intenção é que neste ano eles sejam implantados nas escolas com maior número de alunos e já em 2018, as duas secretarias pretendem estender os grêmios à todas as unidades da Rede Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário