quarta-feira, 5 de julho de 2017

Escolas poderão ter programa para combater violência e bullying

O REPÓRTER

Município estuda modelo implantando há cinco anos pelo Governo do Estado



As escolas da rede municipal de ensino de Cachoeirinha poderão integrar um programa de cultura de paz nos moldes do programa Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) criado em 2012 pelo Governo do Estado. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (3) na reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que reúne representantes de diversos órgãos e entidades na discussão de temas de interesse da comunidade.
Na reunião comandada pelo prefeito Miki Breier, a assessora da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, Jeni Jussara de Oliveira Reck, proferiu uma palestra mostrando como funciona o programa nos cinco municípios da região. Em Cachoeirinha, das 14 escolas estaduais, 10 já fazem parte do Cipave, cuja a adesão é voluntária.
Segundo Jeni, a comissão formada na escola é integrada por pais, alunos professores, funcionários e direção e eles são os responsáveis por diagnosticar as vulnerabilidades que precisam ser atacadas. “Nós precisamos trabalhar com os alunos a cultura de paz, mostrar que existe outro modo de conviver além daquele com o qual estão acostumados onde vivem. É um trabalho de formiguinha, mas dá resultados, argumenta.
Ela contou que trabalhando a prevenção é possível resolver a maioria dos conflitos que surgem em um ambiente escolas. Jeni citou o exemplo de um caso em uma escola em Gravataí, onde alunas vinham sendo vítimas de assaltos tendo celulares roubados. Faltava orientação para que as meninas tivessem mais cuidado no trajeto, deixando de ficar exibindo seus aparelhos. “Todos juntos fazem a análise do problema e buscam uma solução”, salienta.
Jeni argumenta que a adolescência é “uma fase de conflitos existenciais grandes” e é preciso estar atento para pode ajudar, papel que a comissão pode cumprir. Ela destaca ainda que é necessário haver uma rede de apoio para o trabalho ser executado, como atendimento psicológico para casos de distúrbios que precisem de tratamento.
Caberá a secretária de Educação, Rosa Lippert, aprofundar a análise do programa e encaminhar uma decisão sobre a implantação do programa em Cachoeirinha.
O programa do Governo do Estado tem um site. Para saber mais detalhes sobre ele, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário