quinta-feira, 18 de maio de 2017

Estrela registra caso do jogo Baleia Azul

FOLHA DO MATE
por: Juliana Bencke

Foto: Luana Andrade / Folha do Matehahahah
Familiares devem estar atentos a mudanças de comportamento dos adolescentes
Uma menina de 15 anos, moradora de Estrela, no Vale do Taquari, é a primeira vítima do jogo Baleia Azul, que se tem conhecimento, na região. Após 12 dias internada no Hospital Estrela, ela retornou à casa, no fim da semana passada. Antes de ser hospitalizada, a adolescente havia cumprido várias tarefas do jogo e preparava-se para o desafio final: tirar a própria vida.
Segundo matéria divulgada pelo jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, a adolescente era vítima de bullying e foi atraída para o jogo há cerca de um mês e meio. Para cumprir as tarefas, a menina se isolou, parou de comer - chegou a pesar 20 quilos - e realizou vários cortes nos braços. A comprovação dos 'desafios' era enviada por WhatsApp para os curadores do jogo. A utilização excessiva do celular foi percebida pela família e por professores.
Conforme jornal O Informativo do Vale, o suicídio, que estava sendo planejado pela vítima, foi evitado na véspera da data pensada pela adolescente. Alertada por uma amiga, a mãe da menina procurou o Conselho Tutelar e, posteriormente, o serviço de saúde. Após a internação hospitalar, a garota segue com acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Sinais de alerta
Isolamento, choro exagerado, alteração de apetite, falta de vontade de cuidar de si (tomar banho e escovar os dentes, por exemplo), irritabilidade, dificuldade de concentração, automutilação, excesso ou falta de sono, perda de prazer em atividades que antes eram divertidas, alterações drásticas na preferência por algum tipo de música ou filme, excesso de críticas a si e ao mundo; comentários a respeito da morte, como 'preferia morrer', 'queria que Deus me levasse' e 'não aguento mais viver'. Fonte: psicóloga Gabriela Geara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário