quinta-feira, 9 de março de 2017

Bullying institucional

YAHOO NOTÍCIAS

É surpreendente o pouco espaço dedicado à reflexão daquela que é, na minha opinião, uma das maiores questões dos tempos atuais: porque é que as pessoas gordas, em especial as crianças gordas, são tão perseguidas?
Jornal, há meses, dava esta chamada: “Alunos acima do peso são as maiores vítimas de bullying na escola”. Tempos atrás, o New York Times publicou isto: “Obesidade é principal justificativa por trás do bullying contra crianças”. Como é evidente, macaqueamos os Estados Unidos e, além de importar a obesidade infantil, importamos também o bullying contra crianças acima do peso. Até que, em 2015, foi sancionada a lei nº 13.185, que obriga escolas a adotarem medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying.
Por outro lado, se você acessar o site da Câmara Legislativa, encontrará inúmeros projetos de lei, dos partidos de todas as cores e ideologias, que combatem a obesidade infantil:
6848/02: proíbe a comercialização e consumo de guloseimas nas escolas do nível básico;
6522/09: cria o Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade Infantil;
128/07: inclui o tema “Educação Alimentar” no conteúdo das disciplinas de Ciências e Biologia nos currículos do ensino básico;
5043/13: proíbe a propaganda de refrigerantes e alimentos de baixo teor nutritivo em escolas;
3874/12: cria a Semana de Mobilização Nacional contra a Obesidade Infantil;
Quer dizer, os legisladores não conseguem decidir-se se pugnam pela alimentação saudável ou pelo direito da criança ser gordinha.
Comentarista de Portal de Notícias: Entendi onde você quer chegar. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma coisa é o bullying, que é a violência contra a criança, a outra é a questão de saúde pública.
Eu estava me perguntando quando você apareceria, Comentarista de Portal de Notícias.
Comentarista de Portal de Notícias: Você está querendo dizer que os projetos de lei e as campanhas contra a obesidade infantil estão cometendo bullying contra as crianças acima do peso?
Não, não estou. Quem está dizendo que a “intimidação sistemática (…) como perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar” a criança é a lei. Considere você dizer, sistematicamente, para uma criança gordinha que ela é doente e não deve comer coxinha nem beber refrigerante.
Siga-me no Twitter (@GuyFranco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário