domingo, 19 de fevereiro de 2017

PM vai incluir no Proerd/2017 matérias como Bullying, corrupção e civismo

DIPLOMATA FM

PM vai incluir no Proerd/2017 matérias como Bullying, corrupção e civismo
Lançamento do Proerd/2017 foi realizado pelo 18º Batalhão de Polícia Militar aos diretores de escolas.


Além do enfrentamento às drogas e a violência, o Proerd deste ano vai combater o chamado Bullying - Termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Outro foco do programa será o comportamento cívico do aluno e os seus direitos e deveres na sociedade. Matérias como: corrupção e até mesmo conhecimentos básicos das questões tributárias (impostos), serão lecionadas pelos policiais/instrutores, com o objetivo de preparar o jovem cidadão a dizer “não” quando surgirem atos de corrupção ou desvio moral.

De acordo com o Tenente-Coronel Moacir Gomes Ribeiro, o trabalho será realizado em conjunto com a comunidade escolar e precisa fundamentalmente do apoio das famílias.

“Vamos tratar de civismo, corrupção e até de tributos, como uma forma de que a criança e os adolescentes tenham um pouco mais de conhecimento para essa área cívica, que será importante para o seu futuro” analisou Gomes.

Sobre a violência psicológica (Bullying) nas escolas, o comandante da PM diz que os casos foram detectados pelo programa nos últimos anos.

“É um problema escolar muito grande e que vem aumentando”, comentou.

Para a conselheira tutelar Neide Dalmolin, que participou do encontro, os temas enfrentados pelo Proerd servem para aumentar a guerra contra os problemas sociais presenciados no ambiente escolar. 

“É importante, a gente já tem conhecimento enfrentados pelos gestores em casos de atos infracionais e atos de indisciplina nas escolas”, avaliou Neide.

O 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque realizou na tarde de quarta-feira (15) o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para diretores escolares. Além da presença dos representantes das escolas da rede pública e privada de ensino, conselheiros tutelares também participaram do encontro.

De acordo com a PM, a expectativa é de que neste ano, cerca de 1.800 alunos sejam formados pelo programa, nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O Proerd é voltado para alunos do 5º letivo das escolas, além do Proerd Kids – para alunos do 1º do Ensino Fundamental e o Proerd Pais, com a participação direta da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário